Optar entre o surf e o bodyboard pode não ser uma tarefa fácil. Apesar de ambos serem atividades aquáticas, estas apresentam diferenças notáveis:
1. Facilidade de Aprendizagem:
A introdução ao bodyboard é mais acessível para iniciantes em comparação com o surf, uma vez que:
– Exige menos habilidades técnicas;
– Há uma menor necessidade de equilíbrio em pé;
– Há uma maior facilidade de segurar a prancha, tornando-se adequado para todas as idades e níveis de aptidão física.
2. Manobras e relação com o mar:
– O bodyboard permite realizar manobras aéreas, como flips e rolamentos. Por outro lado, o surf permite realizar manobras resultantes do movimento e pressão dos pés na prancha. Exemplos disso são os “cutback”, “floater”e “tube ride”, que exigem um maior controlo do corpo, o que pode proporcionar uma experiência única e desafiadora.
– Enquanto o bodyboard experimenta distâncias mais curtas e energeticamente concentradas, o surf é mais adequado para ondas de longa distância, como as ondas point break e reef break, que podem proporcionar passeios mais longos e emocionantes. Assim sendo, o surf pode ser considerado um desafio maior.
3. Mobilidade:
A prancha de surf é, geralmente, mais comprida e estreita, concebida para a posição de pé, ao contrário da prancha de bodyboard, que é mais curta e possui um formato mais largo, concebido para estar deitado, sendo impulsionada com os braços. – SABER MAIS
4. Condicionamento Físico:
No surf, o atleta fortalece a musculatura abdominal, bem como o conjunto de músculos superiores do tronco. Além disso, a resistência respiratória e sistema cardiovascular tornam-se mais saudável. Por outro lado, no bodyboard o ênfase recai na constante fortificação dos músculos inferiores, especialmente nas pernas. Além disso, esta modalidade apresenta-se como uma opção benéfica para aqueles com problemas articulares, devido à posição deitada na prancha, que reduz a pressão nas articulações.
Em última análise, embora identifiquemos algumas distinções entre ambas as modalidades, o elo que as une transcende todas as diferenças. Esse elo fundamental é a Comunidade. Cada vez mais, observamos atletas que procuram uma comunidade dedicada e apaixonada e que proporciona a oportunidade de construir relações e conexões com outros entusiastas que compartilham da mesma paixão e estilo de vida. Essa procura oferece não apenas a oportunidade de fazer novas amizades, mas também de estabelecer conexões significativas com colegas praticantes.
Ainda tens dúvidas de qual o melhor desporto para ti? Então faz o nosso teste AQUI!